Fernanda do rosário da silva carvalho
Instituto Portugês do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Licenciada em Física – Ramo de Física da Atmosfera pela Universidade de Aveiro (1988) e Mestre em Ciências Geofísicas – Meteorologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1998).
Foi bolseira de investigação científica nos projetos INMG/JNICT do Estudo da Camada de Ozono e do Dióxido de Carbono da Atmosfera (1988-1992). Em 1992 ingressou como meteorologista superior no Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, onde participou em vários projetos de investigação no domínio da física e da química da atmosfera.
Desenvolveu e coordenou a implementação do programa de Previsão do IUV em Portugal, que teve início em 1999. Foi secretária da Sociedade Portuguesa de Proteção Contra Radiações (2000 e 2002).
Foi representante de Portugal nas comissões internacionais científicas da Organização Meteorológica Mundial da Radiação Solar, do Aerossol Atmosférico e do programa Global Atmosphere Watch. Coordenou (2015-2019) o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
É formadora na área de meteorologia e autora de várias publicações nos domínios da composição da atmosfera, radiação solar e clima. Atualmente desenvolve atividade de investigação nas áreas da química e da física da atmosfera bem como do clima no Departamento de Meteorologia e Geofísica do IPMA no Observatório Afonso Chaves em Ponta Delgada.