XPRESS

Facilitar os contratos públicos ecológicos no sector da energia

XPRESS – um projecto financiado pela UE ao abrigo do programa de Horizonte 2020 – fornece apoio aos Contratos Públicos para facilitar a colaboração entre PMEs e o sector público para a adopção de FER (Fontes de Energia Renováveis) nas regiões da UE. Para alcançar este objectivo, XPRESS lançou cinco ferramentas em linha:

– Um motor de pesquisa de FER (baseado em TED) para facilitar o acesso das PMEs a concursos que abranjam Fontes Renováveis de Energia.
– Um motor de pesquisa de parceiros FER (baseado em TED) para facilitar a identificação de compradores públicos e empresas já envolvidas em concursos de FER baseados no ano e país.
– Uma base de dados de concursos anteriores de FER amigáveis às PMEs (baseada em TED) para autoridades públicas dispostas a adoptar tecnologias de FER através de Compras Públicas Ecológicas (GPP).
– Uma biblioteca de FER que recolhe estudos de casos de compradores públicos e PMEs que implementaram ou adjudicaram concursos de FER e apresentações de todos os workshops do XPRESS.
– Uma ferramenta de Matchmaking para facilitar as ligações entre PMEs que oferecem soluções de FER e Autoridades Públicas (AP) dispostas a adoptá-las.

As ferramentas combinadas destinam-se a aumentar a procura e a oferta de tecnologias de fontes de energia renováveis (ou FER) em toda a UE, como resultado da investigação realizada pelo Consórcio XPRESS com base em conjuntos de dados de 2015 e 2017 Flash Innobarometer e Eurobarómetro; conjunto de dados TED (Tenders Electronic Daily); conjunto de dados EUROSTAT sobre LCA; um inquérito lançado no portal XPRESS; workshops de co-criação XPRESS e mais de 20 estudos de caso.