WEDISTRICT

soluções inteligentes e locais de reneWable Energy DISTRICT para aquecimento e arrefecimento para uma vida sustentável

Respondendo à Estratégia de Aquecimento e Refrigeração da UE (2016), WEDISTRICT propõe o desenvolvimento de sistemas de aquecimento e resfriamento distrital (DHC) livres de fósseis, inteligentes e flexíveis como uma ferramenta para alcançar os objectivos climáticos da UE. Considerando que o aquecimento e arrefecimento de edifícios na UE representam 50% do consumo total de energia e 70% desta energia é gerada a partir de combustíveis fósseis, é de extrema importância descarbonizar este sector.

WEDISTRICT pretende demonstrar soluções de aquecimento e arrefecimento 100% livres de fósseis, integrando múltiplas fontes de energias renováveis e calor em excesso em sistemas de DHC novos e existentes. Tudo isto, num contexto holístico, gerido de forma inteligente pela integração das TIC, modelos empresariais sustentáveis e o envolvimento dos cidadãos.

O projecto demonstrará a viabilidade da implementação em grande escala de DHC 100% livre de fósseis, integrando 9 soluções actualizadas de geração de energia renovável para DHC em 4 sítios reais de DHC em Espanha, Roménia, Polónia e Suécia. Espera-se que estas histórias de sucesso, distribuídas por toda a Europa, aumentem a confiança dos investidores e clientes, e facilitem a utilização generalizada de DHC baseados em energias renováveis, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis em toda a UE.