TouriSME

TouriSME é um projecto de 30 meses de duração co-financiado pelo programa da UE COSME. Liderado pela Consulta Europa, juntamente com 7 outros parceiros europeus, visa fundamentalmente promover a adaptação das PMEs de turismo europeias a modelos empresariais mais sustentáveis, com baixo teor de carbono e eficientes em termos de recursos.

Para enfrentar estes desafios, o projecto procura fomentar as capacidades e competências de pelo menos 62 PMEs da Espanha, Itália, França e Chipre para explorar e adoptar soluções através de uma colaboração transnacional e intersectorial reforçada entre PMEs de turismo e operadores de diferentes sectores. Mais especificamente, os objectivos a atingir:
– Aumentar as actividades das PMEs e reforçar a capacidade das suas empresas através da transferência de conhecimentos, intercâmbios e colaboração com outras PMEs, aceleradores de negócios, incubadoras de empresas, agências de desenvolvimento e outros intervenientes da indústria do turismo em todos os sectores e nações.

– Adaptar soluções inovadoras que impulsionem práticas sustentáveis e modelos de negócios circulares, respondendo à crescente procura dos consumidores por uma experiência de turismo mais ecológico e compreendendo as implicações financeiras e as oportunidades de poupança de custos.

– Apoiar a participação das PMEs em esquemas de certificação e outras iniciativas da Comissão Europeia que promovam o turismo sustentável e que conduzam a vantagens competitivas, tais como o EMAS ou o rótulo ecológico da UE.

Foi lançado um concurso público para as PMEs receberem financiamento para participarem no programa TouriSME. Para mais informações e como candidatar-se, por favor visite o nosso website.