ONEforest

‘Um Sistema de Apoio à Decisão de Vários Critérios para uma Gestão Florestal Comum para Fortalecer a Resiliência Florestal, Harmonizar os Interesses das Partes Interessadas e Garantir Fluxos de Madeira Sustentáveis’

Os ecossistemas florestais cobrem 42% da área total da União Europeia e grandes esforços têm sido feitos para facilitar um aumento de vários serviços de ecossistemas florestais para formar povoamentos florestais robustos. No entanto, na última década, as florestas em todas as regiões biogeográficas da Europa foram afetadas por mudanças nas condições climáticas, por ex. secas de longa duração, chuvas intensas, tempestades frequentes e intensas, pragas e incêndios florestais. Isso tem implicações importantes para a cadeia de valor global floresta-madeira (FWVC).

O projeto ONEforest, financiado pela UE, enfrentará esse desafio estudando práticas de manejo florestal sustentável (SFM) em quatro regiões de estudo de caso biogeográfico europeu, o que deve garantir ou mesmo aumentar a FES ao mesmo tempo. Isso inclui também operações florestais e a aplicação de cobertura de solo projetada. A ideia básica do projeto ONEforest é que florestas resilientes só podem ser criadas por meio de um entendimento comum e acordo entre todas as partes interessadas dentro do FWVC. Um recém-desenvolvido Sistema de Apoio à Decisão Multicritério (MCDSS) e Modelo Dinâmico de Cadeia de Valor (DVCM) fornecerá informações para a tomada de decisão para as partes interessadas, avaliando SFM, sinergias e compensações de FES, fornecimento confiável de madeira e interesses das partes interessadas através do FWVC indicadores das dimensões social, econômica e ambiental.