NEXGEN SIMS

Testes piloto da próxima geração neutros em carbono para sistemas inteligentes de mineração inteligentes

Next generation carbon neutral pilots for smart intelligent mining systems

NEXGEN SIMS é um projecto de três anos que visa apoiar novas tecnologias, métodos e processos mineiros que permitam uma exploração mineira neutra em carbono mais sustentável e eficiente.

O projecto é financiado pela União Europeia, e gerido por um consórcio internacional de empresas mineiras fabricantes de equipamentos e sistemas, e universidades.

Um aspecto chave do projecto é o desenvolvimento de processos mineiros autónomos e neutros em carbono. Isto inclui a utilização de equipamento mineiro eléctrico e a pilhas, utilização plena de 5G para uma conectividade e posicionamento óptimos, manuseamento autónomo de materiais, tráfego alimentado por IA e controlo de frota, e colaboração entre máquinas. O projecto está também a concentrar-se no trabalhador mineiro do futuro – “o mineiro digital” – e na segurança, por exemplo, desenvolvendo tecnologia de inspecção de minas autónoma.

NEXGEN SIMS baseia-se no bem sucedido projecto H2020 SIMS, patrocinado pela UE, que decorreu entre 2017 e 2020, e desempenhou um papel importante no avanço de operações mineiras sustentáveis, em parte através da utilização de máquinas eléctricas e a pilhas.

O projecto teve início em 1 de Maio de 2021, e decorrerá até 30 de Abril de 2024. O orçamento total é de 16 milhões de euros e o projecto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101003591.