MAESHA

A fim de diminuir a elevada dependência dos combustíveis fósseis importados das 2400 ilhas da União Europeia e o consequente elevado custo energético, as energias renováveis representam tecnologias-chave para estes territórios insulares.

Lançado em Novembro de 2020, o projecto MAESHA irá implementar a flexibilidade necessária, armazenamento e soluções de gestão de energia para uma grande penetração das energias renováveis nos sistemas energéticos das ilhas, muitas vezes naturalmente ricas em vento, sol e biomassa. MAESHA é o acrónimo de “demonstração de soluções inteligentes e flexíveis para um futuro energético descarbonizado em Mayotte e outras ilhas europeias”, mas também significa “futuro” em Shimaore, o dialecto local da ilha francesa de Mayotte que acolherá o local de demonstração.

A MAESHA desenvolverá uma plataforma inteligente inovadora que agregará múltiplos serviços de flexibilidade à rede que ajudarão a atingir até 70-100% de penetração das energias renováveis.

Embora as principais actividades de demonstração estejam planeadas para ter lugar em Mayotte, o seu potencial de replicabilidade será estudado para 5 outras ilhas europeias – que representam todas em mais de 1,2 milhões de habitantes – e espalhar-se-á para além destes casos de estudo através da criação de um manual do utilizador para uma replicabilidade mais ampla e impactos maiores.