iBECOME

O iBECOME é um projecto Horizonte 2020 que visa demonstrar uma combinação de novas tecnologias e novos modelos de negócio sob a forma de um Sistema de Gestão de Edifícios virtual (vBMS) para optimizar o desempenho energético e as condições de conforto dos edifícios, ao mesmo tempo que reduz os custos operacionais, alavancando a resposta à procura.

O vBMS irá utilizar tanto a simulação dinâmica de edifícios baseada na física como técnicas ML baseadas em dados para optimizar o conforto térmico e visual, o desempenho energético e a flexibilidade, ao mesmo tempo que a sua abertura irá acomodar terceiros para fazer uso das suas funcionalidades e dados para fornecer tipos adicionais de serviços. Contadores inteligentes e termóstatos inteligentes ao longo de outras tecnologias TIC (por exemplo, dispositivos IoT) permitem a implantação desses serviços em qualquer edifício e instalação.

A principal motivação por detrás do iBECOME é a necessidade de abordar as ineficiências dos edifícios e instalações existentes, quer devido ao baixo desempenho do BMS existente, quer por serem suficientemente pequenos para não serem equipados com BMS. Em tais edifícios, a implantação da solução iBECOME permitirá poupanças de energia essenciais e melhorias de conforto a um custo muito baixo, mas também proporcionará a capacidade de explorar os mercados emergentes de serviços adicionais (por exemplo, resposta à procura).

“Este projecto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia ao abrigo do acordo de subvenção no. 894617”.