GeoERA-MINDeSEA

Depósitos minerais de fundos marinhos em mares europeus: metalogenia e potencial geológico para matérias-primas estratégicas e críticas

O projeto MINDeSEA resulta da colaboração entre oito Parceiros GeoERA e quatro Organizações Não Financiadas em vários pontos de interesse comum para exploração e investigação de depósitos minerais no fundo do mar. Este projeto aborda um estudo metalogenético integrador dos principais tipos de recursos minerais do fundo do mar (sulfuretos hidrotermais, crostas ferromanganesianas, fósforos, placers marinhos e nódulos polimetálicos) nos mares europeus. O grupo de trabalho MINDeSEA tem conhecimentos e conhecimentos especializados neste tipo de mineralização, fornecendo resultados de exploração, repositórios de amostras e bases de dados para produzir contribuições inovadoras. A importância dos sistemas de mineralização submarina está relacionada com a abundância e o potencial de exploração de muitos metais estratégicos e matérias-primas críticas (CRM), necessárias para o desenvolvimento da sociedade moderna.
Os objetivos deste projeto são os seguintes: 1) Caracterizar tipos de depósitos; 2) Caracterizar o conteúdo do elemento de traço do tipo de depósito, incluindo CRM; 3) Identificar as principais províncias metalogénicas; 4) Desenvolver mapas minerais harmonizados e conjuntos de dados de depósitos de fundos marinhos que integrem conjuntos de dados de GSO, juntamente com mapas de potencial mineral e de prospeção; 5) Demonstrar como os resultados do estudo dos casos podem ser utilizados na exploração mineral off-shore; 6) Analisar o estado atual de exploração e explotação em termos de regulação, legislação, impactos ambientais, exploração e direções futuras. 7) Demonstrar a eficiência de uma abordagem de investigação pan-europeia para a compreensão dos minerais e modos de exploração dos fundos marinhos.