SAPIENCE

SAPIENCE é um projeto ‘pioneiro’ financiado em 2020 pelo EIT Climate KIC. O objetivo do projeto é avaliar e validar o uso de IoT e integração de blockchains na agricultura como facilitadores para reduzir o uso de recursos naturais, e incentivar comportamentos virtuosos e práticas sustentáveis ​​(ou seja, economia de água de irrigação).

O projeto tem vários objetivos relacionados a mostrar as vantagens das soluções agrotécnicas em termos de redução do uso de água e produção de melhores rendimentos com mais conhecimento coletado no campo. Para fins de validação, a execução do projeto inclui alguns pilotos entre as regiões italianas de Trentino (vinhas), Emilia Romagna e Sicília (horticultura) com o envolvimento da Cantina Sociale Roveré della Luna, produtores relacionados e empresa de irrigação, bem como a cooperativa Agribologna, com uma seleção de seus produtores registrados.

Agricultores selecionados instalaram dispositivos de monitoramento de IoT em seus campos para poder avaliar melhor as necessidades atuais de água das culturas e evitar o desperdício desse recurso natural tão precioso. A experimentação usou dados de monitoramento de IoT e eletroválvulas sem fio para permitir que os produtores controlem melhor a irrigação com base nas necessidades reais da safra e para produzir evidências da economia de água alcançada. Contratos inteligentes entre agricultores e partes interessadas regulam a distribuição de incentivos de quem valoriza a preservação dos recursos (ou seja, companhias de água, empresas de energia hidrelétrica) de quem precisa usá-los (principalmente produtores).