Estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental da recuperação e reaproveitamento de fósforo em fertilizantes aplicados a “Prosumers” (Produtores & Consumidores) italianos

Resíduos de matadouros e indústrias de processamento de alimentos são o terceiro maior ‘fluxo de resíduos’ contendo fósforo (P) na Europa, proporcionando um alto potencial para recuperar P secundário e reutilizá-lo em fertilizantes. A Itália e, particularmente, a região da Emilia-Romagna são reconhecidas como líderes internacionais na produção vegetal e animal e seus derivados, contando com milhares de empresas que administram este tipo de fluxos. No entanto, a oportunidade de um uso mais sustentável dessas drenagens ainda não foi totalmente explorada devido a várias barreiras. Um aspecto que falta certamente é a falta de informações quantitativas adequadas para avaliar o desempenho e a competitividade dos modelos de negócios sustentáveis ​​baseados neste ciclo de P.

O projeto Prosumer, financiado pelo EIT Climate-KIC (projeto n. 200103, 2020), visa fornecer um procedimento para demonstrar a viabilidade técnico-econômica da recuperação de P de fluxos de resíduos no setor agroalimentar italiano e sua reutilização em fertilizantes. O projeto é coordenado pela Universidade de Bolonha com o apoio da Universidade Politécnica de Marche, e conta com a participação de algumas empresas italianas do setor agroalimentar (Pizzoli, Granarolo, Caviro Extra) e da produção de fertilizantes (Puccioni). As empresas envolvidas fornecem dados e informações usados ​​para demonstrar as condições de viabilidade do modelo proposto. Os resultados esperados estão relacionados com: (i) aumentar a consciência sobre o desafio do P e divulgar as oportunidades neste setor; (ii) fornecer os elementos para a avaliação preventiva do negócio dos benefícios e riscos de iniciativas inexploradas sobre P e (iii) fornecer ferramentas quantitativas que podem apoiar o processo de tomada de decisão sobre as áreas prioritárias no campo da gestão de P, nas quais se baseiam os instrumentos financeiros e estrutura regulatória.

  • augusto.bianchini@unibo.it; jessica.rossi12@unibo.it