PAS2020

O Projeto PAS2020 (Abordagem Pan-Europeia do Patrimônio Sustentável: Regeneração por uma economia adaptada, cofinanciado pelo EIT Climate-KIC) visa promover a transformação sistêmica do ambiente construído, a criação de empregos locais, e a resiliência da comunidade. O projecto desenvolve uma plataforma de livre acesso – online – específica para cada país (Portugal, Holanda, Eslovénia) para um retrofit sustentável de edifícios residenciais que visa a replicação em escala Europeia – o Menu de Renovação Verde. Inclui modelos 3D de tipologias de construção e informações diretas sobre medidas técnicas, ferramentas financeiras e questões regulatórias. Os Green Menus (“Menus Verdes”) específicos para cada país são exibidos no respectivo idioma nacional, e uma tradução em inglês é fornecida para o menu holandês.

O modelo 3D exibe as características visuais de edifícios residenciais icônicos, e vincula diretamente às medidas de retrofit aplicáveis. No total, são apresentadas na plataforma cerca de 130 intervenções técnicas e comportamentais, com os principais objetivos de aumentar a eficiência energética, integrando fontes de energia renováveis, e melhorando o conforto térmico doméstico e a qualidade do ar interior. Estas medidas visam o isolamento, ventilação, geração local de eletricidade, iluminação, equipamentos de uso final, aquecimento e refrigeração de ambientes, aquecimento de água, aproveitamento de água e coberturas e fachadas verdes. Cada medida é acompanhada por uma imagem representativa e uma breve descrição com seus principais benefícios e pontos de atenção. Para medidas específicas, uma ferramenta de cálculo permite estimar os custos de investimento, a economia anual de energia e CO2 e o impacto no conforto térmico.

O Menu de Renovação Verde conecta as medidas sustentáveis ​​aos mecanismos de financiamento e regulamentação aplicáveis. É fornecida uma breve caracterização de cada instrumento financeiro, incluindo seu escopo, valores e condições, juntamente com links diretos para sites com mais informações. A legislação e regulamentação nacional, regional e local que impedem ou restringem a implementação de medidas específicas de retrofit também são destacadas na plataforma.

Resumindo, o Menu de Renovação Verde oferece um lugar único online para a reforma de edifícios, que é uma parte essencial da mitigação das mudanças climáticas e da redução da pobreza energética. A plataforma ajuda a fechar a lacuna de informações, ativar uma ampla gama de partes interessadas, e acelerar a renovação sustentável do patrimônio. Além disso, permite o acesso a medidas adequadas de contexto sem visitas no local, portanto, também sendo responsável por novos modelos de negócios e distanciamento social relacionados ao Covid-19.