Merezzate +: Um laboratório vivo para a integração de energia limpa, mobilidade sustentável e economia circular
O desafio do projeto Merezzate +, cofinanciado pelo EIT Climate-KIC, é aumentar a aceitação de soluções inovadoras integrando-as num modelo de desenvolvimento urbano que visa a promoção da inclusão social, energias renováveis e eficiência energética, mobilidade sustentável e atividades de economia circular.
O projeto pretende demonstrar esta abordagem inovadora em um novo bairro de habitação popular denominado REDO Milano, localizado na zona sudeste da cidade de Milão e composto por 800 apartamentos, 615 dos quais dedicados à habitação social.
As atividades são impulsionadas por um forte envolvimento dos novos residentes do distrito REDO Milão, os principais atores públicos locais e partes interessadas do lado da demanda (ou seja, associações de habitação, prestadores de serviços públicos), a fim de co-projetar as ações para melhor refletir as necessidades do usuário e, portanto, aumentar sua eficácia, criando uma comunidade e fomentando iniciativas de base.
Os resultados de Merezzate + serão usados para traçar diretrizes sobre a potencial transferência e replicabilidade do modelo para outras áreas de Milão, bem como outras cidades italianas e europeias.
Dentro do projeto, um conjunto integrado de medidas será co-desenhado, implementado e monitorado nos seguintes três pilares:
- Energia limpa e eficiência energética
- Projeto, teste e implementação de uma nova geração 4GDH – rede de aquecimento urbano de baixa temperatura
- Teste e aplicação de ferramentas tecnológicas de ponta para a melhoria do conforto, a redução do consumo de energia e permitindo aos inquilinos controlar a energia térmica e o uso da eletricidade nas suas casas
- Projeto e implementação de um sistema de ar condicionado de alta eficiência alimentado termicamente
- Mobilidade sustentável
- Projeto e análise do comportamento de viagens das pessoas e propostas de otimização para e-mobilidade e mobilidade compartilhada
- Estudo de viabilidade e proposta de um ônibus ambulante distrital para crianças
- Economia circular
- Grupos de compras verdes e hortas compartilhadas
- Oficinas de reparação e reutilização de produtos e objetos
- Informação e treinamento em boas práticas relacionadas à gestão de resíduos e reciclagem
O projeto Merezzate+ foi pensado como um Living Lab inovador para co-desenvolver, testar e implementar um conceito de distrito inclusivo e participativo baseado na economia circular e de baixo carbono como meio para atingir os objetivos do Acordo de Paris.
A filosofia e os antecedentes do projeto Merezzate+ implicam envolver os stakeholders públicos e privados numa nova perspetiva integrada e multidisciplinar para atingir os objetivos dos projetos no que se refere aos temas da mobilidade, poupança de energia e economia circular. As relações que foram criadas até agora, e que serão criadas dentro do projeto entre os parceiros do projeto, outros atores, stakeholders e a comunidade local do bairro e da área da cidade, tornam-se então estratégicas.
Mais detalhadamente, as principais ações de engajamento serão::
- O Comitê de Coordenação de Stakeholders Locais
- Atividades de envolvimento da comunidade em Merezzate+
- Atividades de conscientização e treinamento
- Engajamento da comunidade e mudança de comportamento por meio de ferramentas de gamificação de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação).