EIFFEL

REVELANDO O PAPEL DO GEOSS COMO PORTAL DIGITAL PADRÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE APLICAÇÕES DE ADAPTAÇÃO E MITIGAÇÃO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

EIFFEL é um novo projeto coordenado pela ICCS e financiado no âmbito do Programa Horizonte 2020 da União Europeia e será lançado oficialmente em 22-23 de junho de 2021.

EIFFEL é um divisor de águas no domínio da adaptação e mitigação das mudanças climáticas, aproveitando os benefícios dos dados GEOSS. O projeto oferecerá à comunidade de Observação da Terra a capacidade inovadora de explorar os conjuntos de dados GEOSS existentes e também se baseará no conhecimento prévio, com o mínimo de novas atividades de coleta de dados. Serão projetados serviços de valor agregado interoperáveis ​​com GEOSS, usando pesquisa cognitiva e ferramentas de aumento de metadados baseadas em Inteligência Artificial, incluindo Processamento de Linguagem Natural. Essas ferramentas alavancarão recursos cognitivos avançados para extrair informações significativas e enriquecer os metadados GEOSS.

O projeto irá promover o desenvolvimento e aceitação de 5 aplicações piloto de diferentes áreas geográficas e regiões climáticas, abordando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Acordo de Paris e o Quadro Sendaï para Redução de Risco de Desastres e alinhado com as Áreas de Benefício Societal GEO: i) Água e Gestão do Uso da Terra, ii) Agricultura Sustentável, iii) Gestão dos Transportes, iv) Desenvolvimento Urbano Sustentável ev) Resiliência a Desastres. O projeto visa escalas urbanas, regionais, nacionais e transfronteiriças com vista a aumentar o seu âmbito e resultados para áreas maiores e a uma escala pan-europeia.