Ana Almeida

Ana Lúcia Gonçalves Almeida nasceu em 1965, na freguesia de Santa Luzia de Angra do Heroísmo, onde ainda vive. Frequentou a Escola Secundária de Angra do Heroísmo e licenciou-se em Português-Inglês na Universidade dos Açores, em 1988. Pertence ao Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade. Frequentou o curso de Património Histórico-Artístico, Natural e Etnográfico para Professores do Ensino Secundário promovido em 1992 pelo Centro Nacional de Cultura. Foi chefe de Divisão de Inovação Educativa da Direção de Serviços de Formação e Inovação, na Direção Regional de Educação, de 1994 a 1997, e responsável pela disciplina de Literatura Infantil dos Cursos de Professores de 1.º Ciclo e Educadores de Infância, da Universidade dos Açores, em 2003 e 2004. Está destacada desde 2009 no Museu de Angra do Heroísmo, coordenando o Serviço Educativo e o Gabinete de Informação da instituição.

Entrevista

Explica da forma mais simples possível a tua especialização/investigação.
Não sou investigadora. Coordeno o Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo, organizando programas de dinamização das diferentes exposições e divulgação do acervo museológico, o que leva a que muitas vezes estabeleça contatos de trabalho com investigadores que são chamados ao Museu para darem a conhecer o seu trabalho quer através de comunicações e mostras, quer através da realização de workshops.

Qual é a parte favorita do teu trabalho?
Realizar oficinas com o público infantil que facilitam a compreensão de conteúdos abordados pelas diferentes exposições patentes no Museu de Angra do Heroísmo

Que conselhos podes dar aos futuros investigadores?

Aproveitem as sinergias disponíveis no meio e deem a conhecer o seu trabalho.